Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page









Banhos

Banhos

 

        

        

Banho de Ervas

 

As ervas e as folhas encontradas a disposição na natureza são presentes divinos para que possamos encontrar a cura de muitos males físicos e espirituais, sendo uma das formas mais especiais e simples de harmonizar a vida e o corpo físico e mental, através da limpeza do corpo e da alma.

As ervas e folhas vêm sendo utilizadas desde a antiguidade, egípcios, chineses, e demais civilizações sempre se beneficiaram das propriedades encontradas na natureza através das ervas, folhas, cascas e raízes, portanto, nada mais inteligente do que nos beneficiarmos também nos tempos modernos com essas maravilhas provindas da Mãe Natureza.

Para se ter um bom aproveitamento das ervas é necessário estar muito ciente de que as ervas não podem ser usadas indiscriminadamente e claro cada folha, seca ou fresca, deve ser utilizada da maneira correta e não de forma experimental, sem qualquer conhecimento da erva ou planta. Nunca fuja da simples utilização que normalmente se dá das seguintes formas:

Infusão

Despejar sobre as folhas/ervas água fervida e deixar abafada por no mínimo uns 15 minutos. As ervas devem ter sido lavados em água corrente antes.

Cocção

Nada mais é do que cozinhar (ferver) a planta (normalmente cascas e raízes) e depois utilizá-la para banhar-se, não são utilizadas as folhas verdes e mais frescas, porque erva fresca fervida pode perder sua energia viva.

Maceração

Esfregar a erva fresca entre as mãos de forma que escorra sua seiva para o pote de banho, lembrando que essa seiva colhida pode ser aquecida, mas não fervida.

O termo banho de ervas não é utilizada só para folhas como percebe-se, podem ser usados as sementes, as flores, em alguns casos os frutos, além das cascas e raízes já citadas.

Aconselha-se a colher as cascas e raízes em fase de Lua Nova, já as folhas e flores a Lua Cheia é o mais indicado para dar força aos banhos.

Sendo os banhos de ervas indicados especialmente para o reequilíbrio espiritual é imprescindível que haja fé naquilo que se está fazendo, independente de religião as ervas hoje em dia são consideradas uma força extra ao nosso corpo e uma oração, uma conversa ou um pedido feito de coração aos Deuses e anjos protetores somará ao banho uma energia de potencialização além daquele que a própria natureza já dispõe.

O banho de ervas deve sempre ser jogado no corpo após o banho de limpeza normal, e normalmente do pescoço para baixo. Os banhos podem ser classificados em:

Descarregos

Esse banho serve para que a pessoa fique livre de impurezas energéticas e energias poluidoras que impregnam em nosso corpo astral tanto em virtude de ter absorvido de ambientes e pessoas e desequilibrios espirituais.

Os banhos de descarregos podem ser feitos com Sal Grosso e com ervas, o Sal Grosso absorve todas as energias existentes em nosso campo astral, por isso não é muito recomendado ser jogado na cabeça, sempre do pescoço para baixo e em seguida ser complementado com um banho de ervas..

Defesa

Este banho tem como o próprio nome diz a característica de defender nosso corpo astral, principalmente os chakras, de absorver energia negativa, densa e poluidora existentes no campo magnético humano..

Energização

O banho de energização é utilizado para restabelecer o campo energético da pessoa, para relaxar o corpo físico e equilibrar o corpo astral. Este banho é um banho indicado a todas as pessoas e recomendado com uso habitual.

BANHOS

Em qualquer época, os banhos tem sido de grande importância na fase de iniciação espiritual. Por isso, torna-se necessário o conhecimento do uso das ervas.


PEQUENO HISTÓRICO SOBRE O USO DOS BANHOS

O banho é a renovação do corpo e da alma, pois quando o corpo se sente bem e se acha refeito do cansaço, a alma fica também apta a vibrar harmoniosamente. Os antigos hebreus já usavam as abluções, que não deixavam de ser banhos sagrados. Moisés, o grande legislador hebreu, impôs o uso do banho aos seus seguidores. O batismo nas águas ministrado por São João Batista, no Rio Jordão, era um banho sagrado. O batismo nas águas é o primeiro banho purificador do ser humano nos dias de hoje, pois as crianças são batizadas ainda pequenas.

Os banhos sempre foram um potente integrante do sentimento religioso, haja vista os povos da Índia milenar serem levados a banhar-se nas águas do rio sagrado, o Ganges, cumprindo assim parte de um ritual que, para eles, é indispensável e sagrado.

Há em toda a época antiga um Rio Sagrado, no qual os povos iam se banhar para purificar-se física ou mentalmente. Na África, a água é tida como de grande poder de força e de magia. Vemos até hoje nos candomblés as Águas de Oxalá. Águas nos potes e tigelas, além de mirongas com água e axé. E quem nunca viu ou ouviu falar em lavar com água-de-cheiro as ESCADARIAS DO SENHOR DO BONFIM, em Salvador na Bahia?
Para nossos índios, hoje os Caboclos da Umbanda, o banho de Rio era alegria, prazer, lazer, satisfação e descarga. O rio Paraíba é um rio sagrado para os Tupinambás. Nele os índios faziam seus rituais secretos.


TIPOS DE BANHOS
Basicamente existem dois tipos de banho, de Descarga/Limpeza e de Energização/Fixação

Banhos de Descarga

É o mais conhecido, e como o próprio nome diz, o Banho de Descarga (ou descarrego) serve para descarregar e limpar o corpo astral, eliminando a precipitação de fluídos negativos (inveja, ódio, olho grande, irritação, nervosismo, etc). Suprime os males físicos externamente, adquiridos de outrem ou de locais onde estiverem os médiuns.
Este banho pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que seguindo as recomendações das Entidades/Guias Espirituais ou do seu Pai ou Mãe de Santo.

Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas.

Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Todos estes pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e etc., que vão se aderindo à aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nesta faixa vibratória.


Banho de Descarga com Ervas:

Quando feito com ervas, as mesmas devem ser colhidas por pessoas capacitadas para tal, em horas e condições exigidas, entretanto, podem ser usadas também as adquiridas no comércio (frescas), desde que quem vá usá-las, as conheça.

Banhos com essências também devem ser utilizados com cuidado, pois contêm muita vibração, somente administrados por pessoas capacitadas.

O banho de descarga mais usado é feito com ervas positivas, variando de acordo com os fluídos negativos acumulados que uma pessoa está carregando, e de acordo com os orixás que a pessoa traz em sua cabeça. O banho de descarga com ervas deve ser tomado após o banho rotineiro, de preferência com sabão da costa, sabão neutro ou sabão de coco.

Um banho de descarga não deve ser jogado brutalmente pelo corpo e sim suavemente, com o pensamento voltado para as falanges que vibram naquelas ervas ali contidas. Ao tomarmos o banho de descarrego podemos também entoar um ponto cantado, chamando os guias que vibram com aquelas ervas ali maceradas.

Ao terminarmos o banho de descarga, devemos recolher as ervas e "despachá-las" em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente.

Hoje em dia há banhos de descarga que são comprados prontos, mas não são recomendados, pois muitos não são preparados com o rigor que deveriam ser. Pois para preparar um banho, devemos colher as ervas certas, caso contrário, não há efeito positivo e/ou completo.

Após um Banho de Descarga, é aconselhável, que se tome algum Banho de Energização, com ervas de Oxalá, ou com as ervas do Orixá do médium.


Banho de Sal Grosso:

Este é o banho mais comumente utilizado, devido à sua simplicidade e eficiência. O sal grosso é excelente condutor elétrico e “absorve” muito bem os átomos eletricamente carregados de carga negativa, que chamamos de íons.

Como, em tudo há a sua contraparte etérica, a função do sal é também tirar energias negativas aderidas na aura de uma pessoa. Então este banho é eficiente neste aspecto, já que a água em união como o sal, “lava” toda a aura.

O preparo deste banho é bem simples, basta, após um banho normal, banhar-se de uma mistura de um punhado de sal grosso, em água morna ou fria. Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronário e frontal).


Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (uns 3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade. O melhor é não se enxugar, mas vai de cada um.

Algumas pessoas, neste banho, pisam sobre carvão vegetal ou mineral, já que eles absorverão a carga negativa.

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um banho de energização, já que além das energias negativas, também descarregaram-se as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada.

Este banho, não deve ser realizado de maneira intensiva (todos os dias ou uma vez por semana, por exemplo), pois ele realmente tira a energia da aura, deixando-o muito vulnerável.

Existem pessoas que usam a água do mar, no lugar da água e sal grosso.


BANHOS DE ENERGIZAÇÃO

São recomendados para ativar e afinizar as forças dos Orixás, Protetores de Cabeça e do Anjo da Guarda. Seus principais efeitos são ativar e revitalizar as funções psíquicas, para uma melhor incorporação; melhorar a sintonia com as entidades.

Este banho reativa os centros energéticos e refaz o teor positivo da aura. É um banho que devemos usar quando vamos trabalhar normalmente nas sessões. Também, podemos usá-lo regularmente, independente de trabalharmos ou não como médiuns.


AMACI

É o banho mais conhecido pelas pessoas que começam a freqüentar os Centros de Umbanda e que somente deve ser indicados por uma Entidade Espiritual ou pelo Guia Chefe do Terreiro, Pai/Mãe-de-Santo, Zelador(a) do Terreiro, Babalaô ou Chefe de Culto. É o banho que derramado da cabeça aos pés, pois é preparado de acordo com o Orixá do médium.

Normalmente quando o filho esta em duvida de quem seja seu Pai ou Mãe de Cabeça, usa-se um Amaci de Oxalá, o qual rege a cabeça de todos nós, pois todos somos filhos de Oxalá.

O banho de ervas (amaci) age como um neutralizador de correntes negativas, e como um energizador, dando a pessoa força suficiente, para que ela possa sair do estado em que se encontra. 

Os banhos de ervas devem ser preparados por pessoas especializadas dentro dos terreiros ou por você mesmo(a), com a orientação de seu Zelador de Santo (Pai de Santo).

Acenda uma vela branca e ofereça ao seu anjo de guarda. Ponha água (de preferência mineral) dentro da bacia juntamente com a erva, e macere-a até extrair o sumo. Deixe descansar a mistura, dependendo da "dureza", por algumas horas (flores, brotos e folhas), até por dias (caules, cipós e raízes). Durante este processo, é importante que o filho de fé, ou cante algum ponto correspondente, ou ao menos esteja concentrado e vibrando positivamente.

Retire o excesso das folhas da bacia; tome seu banho de asseio normal; depois o de descarrego, se indicado;e, depois tome o banho com o amaci, lavando bem a cabeça, a nuca, o frontal e os demais chacras, (o banho deverá permanecer no corpo), vista uma roupa branca. Procure se recolher por uns trinta (30) minutos, mentalizando seu orixá.

Em todos os banhos, onde se usam as ervas, devemos nos preocupar com alguns detalhes a saber :

- Ao adentrar numa mata para colher ervas ou mesmo num jardim, saudamos sempre Ossaim que é responsável pelas folhas;
­- Antes de colhermos as ervas, toquemos levemente a terra, para que descarreguemos nossas mãos de qualquer carga negativa, que é levada para o solo;
­- Não utilizar ferramentas metálicas para colher, dê preferência em usar as próprias mãos, já que o metal faz com que diminua o poder energético das ervas;
-­ Normalmente usamos folhas, flores, frutos, pequenos caules, cascas, sementes e raízes para os banhos, embora dificilmente usemos as raízes de uma planta, pois estaríamos matando-a;
-­ Colocar as ervas colhidas em sacos plásticos, já que são elementos isolantes, pois até chegarmos em casa, estaremos passando por vários ambientes;

-­ Lavar as ervas em água limpa e corrente;
-­ Os banhos ritualísticos devem ser feitos com ervas frescas, isto é, não se demorar muito para usá-las, pois o Prana contido nelas, vai se dispersando e perde-se o efeito do banho;
-­ A quantidade de ervas, que irão compor o banho, são 1 ou 3 ou 5 ou 7 ervas diferentes e afins com o tipo de banho.
-­ Não usar aqueles banhos preparados e vendidos em casas de artigos religiosos, já que normalmente as ervas já estão secas, não se sabe a procedência nem a qualidade das ervas, nem se sabe em que lua foi colhida, além de não ter serventia alguma, é apenas sugestivo o efeito.

-­ Banhos feitos com água quente devem ser feitos por meio da abafação e não fervimento da água e ervas, isto é, esquenta-se a água, até quase ferver, apague o fogo, deposite as ervas e abafe com uma tampa, mantenha esta imersão por uns 10 minutos antes de usar.

-­ Os banhos não devem ser feitos nas horas abertas do dia (06 horas, 12 horas ou meio-dia, 18 horas e 24 horas ou meia-noite), pois as horas abertas são horas “livres” onde todo o tipo de energia “corre”. Só realizamos banhos nestas horas, normalmente os descarregos com ervas, quando uma entidade prescrever (normalmente um Exú).
-­ Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade, já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.

-­ Após o banho, é importante saber desfazer-se dos restos das ervas. Retiramos os restos das ervas que ficaram sobre o nosso corpo, juntamos com o que ficou no chão. E despachamos em algum local de vibração da natureza como, por exemplo, num Rio (rio abaixo), no mar, numa mata, etc.; Ou até mesmo em água corrente.

OUTROS BANHOS:

Além destes banhos preparados, podemos contar com outros tipos de banhos, que podem ter algum efeito, dependendo da maneira que os encaremos:


Banhos Naturais:

Não são apenas os banhos preparados que são usados para descarga/energização, os banhos naturais são excelentes. Por exemplo: os banhos de cachoeira, de mar, de água de Mina, de chuva (axé de Nanã), de rio, etc.
São banhos que realizamos em locais de vibração da natureza, onde as energias são abundantes. Neste caso, não precisamos nos preocupar em não molhar os chacras superiores (coronal e frontal). Claro que devemos para isto buscar locais livres da poluição.

Dentre eles podemos destacar:


Banhos de Chuva:

O banho de chuva é uma lavagem do corpo associada à Iansã e Nanã; uma limpeza de grande força, uma homenagem a este grande orixá.


Banhos de Mar:

Ótimos para descarrego e para energização, principalmente sob a vibração de Yemanjá.
Podemos ir molhando os chacras à medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença para o povo do mar e para Mamãe Yemanjá. No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando os corpos de sutis energias. Ideal se realizado em mar com ondas e sob o sol.


Banhos de Cachoeira:

Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo que limpamos toda a nossa alma. Saudemos, pois Mamãe Oxum e todo povo d’água. Ideal se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol.

Em todas as tradições místico-esotéricas, os banhos são indicados como poderosos auxiliares nos processos de cura e equilíbrio de energia do nosso corpo.

O banho feito com lírios brancos e rosas brancas, por exemplo, acalma e restaura a paz espiritual.

Banhos com mel ajudaram adoçar o temperamento e com camomila propiciam bons sonhos. 

Para o cansaço e a tensão do dia, faça um escalda-pés com melissa e se sentirá relaxado.



CUIDADOS

Nenhum banho deve ser jogado sobre a cabeça, exceto os de ervas ou essências de Oxalá ou dos Orixás que compõe a Tríade da Coroa do médium. Os demais banhos devem ser tomados sempre do pescoço até os pés (Exceto sob determinação específica de um guia, e mesmo neste caso devemos confirmar se entendemos corretamente o solicitado).
Há banhos para todos os Orixás e Entidades e sempre que tiver dúvida consulte-os ou consulte um dos dirigentes da casa sobre o banho a ser tomado.

Muitos banhos têm dia e hora para tomar, portanto, consulte um dos dirigentes da casa se tiver dúvidas.


Dicas Importantes 

1 - Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com Deus e com seus protetores espirituais. Os resultados são fantásticos. Se desejar, acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda. 

2 - As flores e ervas frescas não devem ser fervidas. O valor energético das mesmas se perderá.

 3 - Caso não consiga flores e ervas frescas, você pode usá-las secas. Neste caso, poderá colocá-las em água fervente e abafá-las. Evite fervê-las.

 4 - Se estiver sentindo frio, acrescente ao banho, já preparado, uma quantidade de água mineral quente. 

5 - Os resíduos dos banhos devem ser devolvidos à natureza. Coloque os resíduos num jardim ou no mar. Não se joga no lixo flores e ervas utilizadas em banhos energéticos, pois, se forem devolvidas à natureza, servirão como adubo.

 6 - Na verdade não existe mal algum em jogar uma mistura de sal grosso e água na cabeça. Afinal de contas, nós não tiramos a cabeça para entrar no mar, onde há maior concentração de sal que nos banhos de limpeza energética. O que causa desconforto e cansaço é manter o sal no corpo por muito tempo. Por isso, três horas após um banho com sal grosso, banhe-se apenas com água, caso use o banho da cabeça aos pés. 

7 - Banhos preparados com ervas como arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e pára-raios não devem tocar a cabeça. Podem causar cansaço, letargia, dores e insônia. Evite-as.

  Banhos para todos os fins

 Banho de limpeza 

Para momentos de sobrecarga emocional, depois de discussões ou quando os pensamentos negativos são muito recorrentes.  

Mil-em-ramas

Tem efeito tônico, revitalizante, digestivo. Como uma esponja, absorve as energias negativas.

Arruda - No caso dos banhos, não tem função medicinal, mas age como protetora e purificadora do corpo e da mente. Libera inveja, mau-olhado e negatividade.

Guiné - Também ajuda na limpeza energética e deve-se usar poucas folhas na mistura.

Alfazema - Tem efeito antidepressivo, anti-séptico calmante e relaxante.

Ajuda a limpar o astral e traz tranqüilidade.

Malva - Calmante, evoca proteção e equilibra as emoções.

Hortelã - É adstringente, analgésico, antidepressivo e anti-séptico. Purifica, protege, atrai amor e saúde. 

Mentalização: imagine que você está embaixo de uma cachoeira ou num rio cristalino. Pense que a água está levando embora tudo o que o impede de prosseguir na vida com calma e alegria. 

Banho de acolhimento 

Para momentos de perda, de grande carência afetiva ou quando haja a necessidade de colo e compreensão incondicional.

Camomila - Calmante e sedativo, alivia a tensão pré-menstrual. Erva associada a abundância, amor, purificação e proteção. Se não tiver flores secas ou frescas, use 15 gotas de óleo essencial de camomila para cada 8 litros de água.

Melissa - É calmante, analgésico, regula a pressão arterial, fortifica. Desperta a doçura e proporciona conforto, sono tranqüilo, acolhimento maternal.

Mirra - Purificador, revitalizante, calmante e estimulante. Ajuda a expressar seus dons e a perceber os aspectos sagrados do cotidiano. Faz vibrar a compaixão e seda o medo de mudanças. 

Mentalização: imagine que você está no colo de alguém muito querido e que essa pessoa (pode ser a mãe, a avó ou outra figura materna) o recebe de braços e coração abertos, sem julgar ou questionar o que causa o sofrimento. 

Banho relaxante 

Para tensão, dores musculares ou após fazer muito esforço físico, como no caso dos atletas.

Tomilho - Relaxante muscular, digestivo, regulador intestinal, bronco dilatador. Purifica as energias e desperta as boas vibrações.

Arnica -Antiinflamatório, sedativo, relaxante muscular. Energeticamente, traz clareza e ativa a prosperidade.

Erva-baleeira - Tem propriedades antiinflamatórias e é considerada uma erva de proteção.

Sal grosso - Adicione às ervas 2 colheres de sopa de sal grosso, para banho de imersão, ou 1 colher de sopa, para a infusão. 

Mentalização: enquanto está na banheira ou no chuveiro, imagine que as tensões e cobranças do cotidiano estão se dissolvendo, que todo o corpo está relaxando e que você terá um descanso profundo. 

Banho energizante 

Para desânimo, depressão leve, cansaço, falta de energia física.

Alecrim - Antidepressivo, analgésico, estimulante e digestivo. Traz proteção, amor, purificação, saúde.

Manjericão - É relaxante, antigripal, fortificante. Desperta perdão e clareza.

Malva - É calmante e cicatrizante. Protege as emoções.

Sálvia - Estimula a digestão, é antidepressiva. Fortalece a saúde.

Canela (use no banho 3 pedaços de canela em pau. Ou em pó, 1 colher de sopa rasa) - Tem efeito tônico e revigorante. 

Observação: em caso de problemas renais, evite usar a canela. 

Mentalização: imagine que os raios de sol estão penetrando em seu corpo através do plexo solar (localizado na boca do estômago). Com os pés bem apoiados, pense que sua energia está sendo renovada, que a vontade e o desejo estão ressurgindo em todo seu ser.

Paz e Harmonia 

Banhos Perfumados 

Banho pra começar o dia - refresca e revigora 

1 gota de o.e. de hortelã pimenta

4 gotas de o.e. de bergamota 

Banho pra dormir - relaxa para o sono 

1 gota de o.e. de camomila

4 gotas de o.e. de lavanda 

Banho afrodisíaco - não precisa dizer nem pra que... 

1 gota de o.e. de ylang-ylang

4 gotas de o.e. de sândalo

1 gota de o.e. de jasmim 

Advertências:

Na presença de gravidez, pressão alta, problemas respiratórios, circulatórios, sensibilidade cutânea e doenças graves, consulte o aromaterapeuta antes da aplicação.

Alguns dos óleos descritos possuem contra indicações.

Banhos Específicos

Descarrego:

Quando nos sentimos muito irritados ou extremamente desanimados

                - 3 galhos de arruda

                - 3 galhos de guiné

                - 3 galhos de alecrim

                - 1 espada de São Jorge

                - 1 folha de comigo-ninguém-pode

                - fumo de corda

                - palha de alho

 Descarrego:

 - 3 galhos de arruda

 - 3 galhos de guiné

 - 3 galhos de alecrim

 - 1 espada de São Jorge

 Abre Caminho:

                - 7 folhas de loro

                - 7 galhos de manjericão

                - 7 cravos da india      

                - 7 sementes de girassol

Abre Caminho: quando queremos mudar alguma coisa na nossa vida

                - 7 folhas de loro

                - 7 galhos de manjericão

                - 7 sementes de girassol

Tirar Mágoas: quando não conseguimos nos livrar de uma tristeza

             - 1 maçã cortada em 8 partes

                - 1 colher de açúcar

Fraqueza :quando nos sentimos sem forças

                - 3 folhas de cenoura

                - 3 galhos de arruda

                - 3 rosas vermelhas

Densidades Acumuladas: quando sentimos dor nas costas

                - folhas de pêssego ou limão

                - guiné

                - palha de alho

Aumentar a Auto-Estima

                - calêndula

                - anis estrelados

                - manjericão

Prosperidade

              - alpiste

                - folha de louro

                - manjericão

Banhos da Felicidade 

Esses banhos vão te ajudar a ter mais felicidade, mas lembre - se faça sempre esses banhos com carinho, mente serena, corpo tranquilo, sem stres. 

· Junte em 3 litros de água morna 7 pétalas de rosas vermelhas bem perfumadas, 7 rosas brancas, 3 galhos de manjericão, 3 de alecrim, 3 gotas do seu perfume preferido. Coe tudo, e tome um banho com essa água e se seque naturalmente.

Banho para atrair felicidade

 · Junte um punhado de açúcar, 5 pétalas de rosas brancas secas e uma palma de são Jorge em 3 litros de água já fervida, deixe esfriar e depois de coar, junte algumas gotas de seu perfume preferido e um punhado de sal grosso, joque do pescoço pra baixo.

 Banho para atrair felicidade

· Coloque um pouco de alecrim, arruda, malva rosa, malva branca, manjericão, vassourinha e manjerona, pique em pedaços bem pequenos lave tudo em água corrente e coloque em 3 litros de água fervida, abafe tudo, quando estiver morno coe e após tomar seu banho habitual jogue no seu corpo e acenda uma vela branca oferecendo ao seu anjo de guarda.

Banho revitalizante

Num dia de lua minguante

3 litros de água

uma folha de espada de sâo Jorge, arruda – macho, arruda – fêmea, guiné , rosas brancas

quebratudo, aguapé e hortelã .

Ferva tudo, coe e faça o banho antes de se deitar. Recolha o que sobrar desse banho e jogue no jardin. Esse banho só pode ser feito por mulheres.

Banho para desanuviar a mente

meio maço de Sálvia

nove folhas de louro

nove galhos de manjericão

três colheres de sopa de cravo (em pó é o ideal)

 Ferver o louro com o cravo até que a água tonalize de amarelo, deixe esfriar e coloque numa bacia específica para banhos, macerando então as ervas frescas até que se pareçam oxidadas (fiquem esmagadinhas, escuras). Deixe em exposição ao luar, e acrescente uma peça de ouro, retirando no dia seguinte e tomando o banho da cabeça aos pés.

 Importante:

Devolva todo o material utilizado a natureza, deixando aos pés de uma árvore ou enterrando, a mesma que ofereceu parte de si com amor, agradece.

Para Fartura e Prosperidade

4 litros de água mineral

6 paus de canela pequenos

1 colher de chá de noz moscada ralada

6 folhas de louro

1 colher de sopa de erva-doce ou funcho

6 moedas douradas ou uma peça de ouro

Pétalas de rosa amarela 

Num dia de lua cheia, ferva a água e acrescente os demais ingredientes, exceto as pétalas da rosa amarela. Coe. Guarde as peças de ouro e as moedas. Deixe esfriar e antes de utilizá-lo, acrescente as pétalas de rosa. Tome o seu banho habitual e utilize a mistura derramando-a generosamente da cabeça

aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.

Para Sorte e Harmonização 

4 litros de água mineral

2 colheres de sopa de óleo de amêndoa para o corpo

10 gotas de essência de rosas

Pétalas de rosa branca, lírio e angélica

1 quartzo branco bruto

1 quartzo rosa bruto

1 citrino bruto

1 ametista

 Numa noite de lua crescente, coloque todos os ingredientes numa vasilha grande e deixe-a num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua.

Na manhã seguinte, após o banho higiênico, banhe-se na mistura, comprimindo as pétalas de rosa sobre a pele do corpo. Não se enxugue. Vista-se com um roupão e enrole uma toalha nos cabelos. Vista-se com roupas claras. 

Para Proteção Espiritual

10 ramos de alecrim fresco, sem os galhos

30 gotas de essência de verbena

1 punhado de sal grosso

4 litros de água mineral

 Ferva a água, desligue a chama e coloque os ramos de alecrim e o sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos, como quem esfrega uma roupa. Antes de utilizar o banho, acrescente as gotas de verbena. Banhe-se do pescoço para baixo e deixe a água secar naturalmente ou use um roupão. Duas horas depois, tome uma chuveirada, se estiver sentindo um sono anormal.

 Para afastar o mau olhado ou quebranto

 3 litros de água mineral

1 garrafa de cerveja clara

 Misture a cerveja com a água e banhe-se da cabeça aos pés, após o banho higiênico. Enrole uma toalha na cabeça e vista-se sem enxugar-se. 

Para retirar a negatividade

 4 litros de água mineral

2 punhados de sal grosso

2 dentes de alho roxo cortados em cruz

5 galhos de arruda macho

5 galhos de arruda fêmea

 Ferva a água com os dentes de alho cortados. Quando a água estiver morna, acrescente a arruda, tratando de macerá-la, até que esteja totalmente desfeita. Misture o sal. Deixe esfriar e coe. Use do pescoço para baixo, após o banho habitual. Passadas duas horas, tome uma chuveirada de água

morna ou fria. Faça na lua minguante.

Banho espiritual:

Em uma jarra de vidro limpa misture:

 1 xícara de água do mar ou de água morna mineral.

1 colher de sopa de sal grosso.

1 xícara de vinagre de maçã.

 Coloque essa mistura na banheira com água pela metade e banhe-se por 5 minutos com um mínimo de três imersões completas. Reze para a libertação de qualquer energia negativa a seu redor ou para se libertar de qualquer influência negativa ou preocupação que possa sentir.

Banho da prosperidade

Misture: 

1 xícara de chá de canela moída em

4 xícaras de chá de salsa. 

Divida a mistura em 5 partes iguais.

 Tome 5 banhos nos 5 primeiros dias da semana. Se tiver banheira, fique em imersão na água por 8 min, pedindo melhora financeira. Mas não exija nada, confie na sabedoria e generosidade do universo.

Banhos purificadores

Banhos purificantes ajudam a elevar o astral

(ideal para ser feito no ano novo): 

Para Fartura e Prosperidade
4 litros de água mineral
6 paus de canela pequenos
1 colher de chá de noz moscada ralada
6 folhas de louro
1 colher de sopa de erva-doce ou funcho
6 moedas douradas ou uma peça de ouro
Pétalas de rosa amarela

Num dia de lua cheia, ferva a água e acrescente os demais ingredientes, exceto as pétalas da rosa amarela. Coe. Guarde as peças de ouro e as moedas. Deixe esfriar e antes de utilizá-lo, acrescente as pétalas de rosa. Tome o seu banho habitual e utilize a mistura derramando-a generosamente da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.


Para Sorte e Harmonização
4 litros de água mineral
2 colheres de sopa de óleo de amêndoa para o corpo
10 gotas de essência de rosas
Pétalas de rosa branca, lírio e angélica
1 quartzo branco bruto
1 quartzo rosa bruto
1 citrino bruto
1 ametista
Numa noite de lua crescente, coloque todos os ingredientes numa vasilha grande e deixe-a num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua. Na manhã seguinte, após o banho higiênico, banhe-se na mistura, comprimindo as pétalas de rosa sobre a pele do corpo. Não se enxugue. Vista-se com um roupão e enrole uma toalha nos cabelos. Vista-se com roupas claras.


Para Proteção Espiritual
10 ramos de alecrim fresco, sem os galhos
30 gotas de essência de verbena
1 punhado de sal grosso
4 litros de água mineral

Ferva a água, desligue a chama e coloque os ramos de alecrim e o sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos, como quem esfrega uma roupa. Antes de utilizar o banho, acrescente as gotas de verbena. Banhe-se do pescoço para baixo e deixe a água secar naturalmente ou use um roupão. Duas horas depois, tome uma chuveirada, se estiver sentindo um sono anormal.


Para afastar o mau olhado ou quebranto
3 litros de água mineral
1 garrafa de cerveja clara

Misture a cerveja com a água e banhe-se da cabeça aos pés, após o banho higiênico. Enrole uma toalha na cabeça e vista-se sem enxugar-se.


Para retirar a negatividade
4 litros de água mineral
2 punhados de sal grosso
2 dentes de alho roxo cortados em cruz
5 galhos de arruda macho
5 galhos de arruda fêmea

Ferva a água com os dentes de alho cortados. Quando a água estiver morna, acrescente a arruda, tratando de macerá-la, até que esteja totalmente desfeita. Misture o sal. Deixe esfriar e coe. Use do pescoço para baixo, após o banho habitual. Passadas duas horas, tome uma chuveirada de água morna ou fria. Faça na lua minguante

BANHO DE ERVAS

Todos nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo eletromagnético, composto por corpos sutis, que se denomina aura.

As auras das pessoas e dos lugares funcionam como antenas que recebem e enviam mensagens entre si, que são decodificadas através da nossa intuição. 

Quando passamos por situações estranhas, energias desequilibradas se agregam à nossa aura e permanecem lá por muito tempo provocando doenças. 

Quando tomamos um Banho de Ervas limpamos a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos chakras que são túneis por onde entram as energias no nosso corpo físico. 

Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço, etc... 

Para fazer o banho, devemos olhar a relação de ervas e propriedades que segue abaixo e escolher aquelas que se adequadam à nossa situação. Depois, pegue um punhado de cada erva e faça um chá com elas. Coe numa jarra e após tomar um banho normal, jogue o chá do ombro pra baixo. As ervas podem ser misturadas e o resultado será melhor se usado número ímpar de ervas. 

O Sal grosso pode ser usado como banho de limpeza mas é preciso que se tome um banho de ervas  harmonizadoras logo após. 

Relação básica de ervas e suas propriedades: 

       * Arnica - afasta a negatividade

       * Abre Caminho - novas forças

       * Açúcar - aceitação

       * Alho (palha) - proteção

       * Alecrim - clareza mental

       * Alpiste - prosperidade

       * Arruda - proteção

       * Anis Estrelado - aumenta a auto-estima

       * Água-de-arroz - calmante

       * Água-marinha (planta) - limpeza

       * Alfazema - mudança

       * Bulbo de cebolinha - tira o cansaço

       * Comigo-ninguém-pode - defesa

       * Camomila - limpeza (bactericida)

       * Canela - limpeza, força e prosperidade

       * Cravo da Índia - estimulante

       * Crizântemo branco - calmante, recolha de espíritos sofredores

       * Crista-de-Galo (sementes) - calmante (hipertensão)

       * Contas de Rosário - concentração

       * Cenoura (folhas) - fraqueza e Excelente para diluir miasmas e larvas astrais

       * Dente-de-Leão - tristeza e anti-tóxico

       * Erva doce - boas energias

       * Espada de São Jorge - proteção, corta demanda e traz ordem à vida

       * Folha de Pinheiro - limpeza

       * Folhas de Pêssego - dissolve densidades acumuladas

       * Folhas de Limão - corta energias negativas

       * Folhas de Manga - prosperidade

       * Folhas de Louro - prosperidade

       * Fumo - proteção e quebra demanda, vudu, feitiço, rezas e olho gordo

       * Flor de sabugueiro - calmante

       * Guiné - proteção e força

       * Girassol (sementes) - acelera as mudanças

       * Guaraná - aumenta as energias

       * Hortelã - aceitação

       * Inhame - força e limpeza

       * Levante - força, melhorar a auto-estima

       * Losna - corta a negatividade (raivas). Excelente para diluir miasmas e larvas astrais

       * Macela - calmante (bom para insônia)

       * Manjericão - equilíbrio, renova as células do organismo

       * Pitanga (folhas) - melhora a circulação

       * Rosas brancas - limpeza e harmonização

       * Rosas vermelhas - energia

       * Sementes de tangerina - para dores na coluna

       * Sálvia – rejuvenecimento